LIVIA JATOBA
  LIVIA JATOBA
  • Home
  • Teaching
  • Research
  • Outreach

Tópico 02: ética na engenharia (O que é? Por quê? Como?)

9/9/2017

8 Comments

 
O nosso próximo tópico de investigação são as questões que cercam o conceito de ética na atividade profissional de engenharia.
  • O que é a ética na engenharia?
  • Por que falamos em ética profissional?
  • Como podemos definir ética na atividade profissional?
Para estimular essa construção, podemos examinar quais são as atividades profissionais na engenharia. E, como essas atividade se relacionam com as diferentes partes envolvidas: colegas de trabalho, clientes, empregados, superiores, usuários e o publico em geral. Dada a complexidade de todas as partes envolvidas e os diferentes interesses de cada grupo, pode-se imaginar que dilemas e conflitos serão encontrados.

Outras questões que cercam o tema é:
  • Quais os problemas que os/as engenheiros/as podem enfrentar no trabalho?
  • Quais os métodos podem ser utilizados para analisa-los?
  • Quais as responsabilidades profissionais?

A busca por referências para construir a problematização desse tema passa inicialmente pela análise dos diferentes códigos de ética (ou conduta). O conselho federal e os regionais possuem papel importante, pois formam os grupos de estudo que trabalham na construção do código de ética dos profissionais. Encontre aqui link para acessar os códigos de ética do CONFEA, CREA-SP e CREA-RJ.

Além do código de ética, foi possível encontrar referências mais amplas sobre o tema porém, todas em revistas internacionais:
  • Brian Tomkins, Ethics in engineering, ingenia, Iss 10, 2001.
  • John Uff, Engineering ethics – Some current issues, ingenia, Iss 13, 2002.
  • John Uff, Engineering ethics – Principles and cases, ingenia, Iss 14, 2002.
  • John Uff, The engineer’s public duty - The role of the institutions, ingenia, Iss 15, 2003.

Deixo vocês agora com essa segunda tarefa.

Att, Livia Jatobá


8 Comments
Victória
9/18/2017 12:11:21 pm

Olá,
Acredito que a ética profissional seja necessária para manter a ordem e o respeito no ambiente de trabalho, além da segurança. Por exemplo, seria completamente antiético um engenheiro assumir o papel de um veterinário, pois o mesmo não tem formação para.
A ética na engenharia assume o papel de preservar e respeitar a vida do outro, já que seu projeto envolve seres humanos um engenheiro tem que pensar na segurança do produto não só no lucro.

Reply
Larissa Marqui
1/12/2018 05:51:27 pm

Concordo Victória!
Inclusive há relatos de engenheiros que são pagos apenas para assinarem um projeto onde não tiveram participação alguma no desenvolvimento deste, colocando em risco a vida de várias pessoas.

Reply
Larissa Marqui
1/12/2018 05:46:16 pm

A ética na engenharia, assim como em outras profissões é de extrema importância , visto que uma conduta antiética nesse âmbito pode gerar consequências graves e prejudicar pessoas que estejam envolvidas ,sejam elas contratantes de um serviço ou até mesmo colegas de trabalho .

Reply
Larissa Marqui
1/12/2018 07:09:13 pm

Além dos deveres que devem ser cumpridos pelos engenheiros , é importante ainda que haja intensa fiscalização de um orgão competente para que tenha a garantia que o trabalho está sendo realizado de maneira correta ,dentro das normas exigidas .

Reply
Edigar Junior
3/12/2018 03:52:47 pm

ética é um conjunto de comportamentos adquirido pelo profissional durante sua jornada de trabalho, visto que a experiencia torna o empregado sujeito a varias e distintas situações que envolva os códigos de conduta que são necessários para o bom funcionamento de todos os setores de uma empresa.

Reply
Douglas Ferraz
3/13/2018 04:02:51 pm

O engenheiro lida no dia a dia com tarefas que vão afetar diretamente as pessoas e a sociedade onde vive, e por ser uma profissão em que seus projetos são normalmente exigidos que tenham um bom custo-benefício acabam tendo que lidar com decisões relacionadas a lucro x segurança e esse é um fator onde a ética na engenharia entra fortemente, um exemplo recente onde o lucro foi mais visado e acarretou terríveis danos a empresa depois de alguns anos foi o rompimento da barragem em mariana.

Reply
Shinji
3/13/2018 05:28:20 pm

Assim como a barragem de Mariana, muitos projetos tem se mostrado problemáticos quanto a confiabilidade e nível de segurança das construções, sendo identificado a prioridade dos lucros e o sucateamento da segurança dos projetos. Isso qualifica a ausência de ética na engenharia por parte dos responsáveis pelos projetos. Um exemplo recente nesse perfil foi a ciclovia que desabou nas proximidades de São Conrado na Zona sul do Rio de Janeiro. Durante o seu desenvolvimento eles ignoraram o fatores externos e economizaram na parte estrutural e como consequência houveram 2 desabamentos em locais diferentes da ciclovia nos últimos 2 anos.

Reply
Radiators Michigan link
3/13/2023 03:07:18 pm

Good reading this post

Reply



Leave a Reply.

Powered by Create your own unique website with customizable templates.