LIVIA JATOBA
  LIVIA JATOBA
  • Home
  • Teaching
  • Research
  • Outreach

Tópico 05: O que é plágio?

10/16/2017

11 Comments

 
O próximo conceito que será estudado na disciplina será o de plágio. O objetivo é entender o que é plágio.

Sugiro iniciar essa construção a partir do vídeo do Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior, da Universidade Federal de Itajubá, disponibilizado em seu canal do YouTube ou através do Núcleo de Educação a Distância da UNIFEI. Este vídeo é parte de uma série de vídeos com dicas para monografia e, portanto, bastante útil no nosso contexto.

Esse vídeo mostra a importância de entendermos o que é plágio e como a não citação das referências é a origem de muitos casos de plágios, em particular no plágio acadêmico. Assim, no contexto dos trabalhos científicos e acadêmicos, é fundamental fazer as devidas citações.

Assista o vídeo abaixo, também do Prof. José Halminton, e entenda como fazer uma citação de forma correta.

Vimos também que plágio é um crime e, para entendermos o conceito de plágio sobre o aspecto jurídico, assista o vídeo do Prof. Ricardo Marques, disponibilizado no canal do YouTube, Obras Intelectuais.
Deixo vocês agora com essa tarefa. Lembrem de contribuir através de comentários no post.

Att, Livia Jatobá

11 Comments
Edigar Junior
10/17/2017 03:53:46 pm

Acredito que nesse tema surgiram mais questionamentos a respeito de exemplos práticos do cotidiano, como projetos possíveis que seriam realizados por nos engenheiros. De certa forma temos um conhecimento mais abrangente apos essa aula.

Reply
Shinji
3/13/2018 06:07:34 pm

Com toda certeza que após a aula sobre o plágio, os nossos relatórios e trabalhos acadêmicos irão melhorar sua qualidade significativamente em relação a "autenticidade".

Reply
Isabela Monteiro
1/18/2018 06:37:45 am

algumas pessoas sem perceber comentem plagio, buscando inspirações em outros textos, tentando fazer citação ou paráfase, o que diferencia esses recursos do plagio é a obrigatoriedade de citar o autor e para ser um recurso correto a citação não pode ser maior que uma frase.

Reply
Douglas Ferraz
1/22/2018 08:02:39 am

A questão de plágio é complicada por diversos motivos, uma delas que mais me preocupa é o fato de que se uma pessoa foi capaz de originar algo porque outra não seria? se partimos do princípio de que somos seres iguais dotados de mesma capacidade e potencial, como julgar e diferenciar de forma justa o plágio de uma infeliz coincidência?
É claro que há casos e casos, alguns com um plágio descarado e mal intencionados, outros sem nenhuma mal intenção apenas um erro referencial, mas sempre há aqueles que perduram como por exemplo, quem inventou o avião?

Reply
Edilson
2/13/2018 04:27:54 am

É realmente bem complicado distinguir essa situação Douglas. Uma vez que um simples esquecimento de fazer a citação do autor pode ser confundida com uma cópia mal intencionada.

Reply
Eduado Classe
2/4/2018 05:13:52 am

Concordo com vc Douglas. De fato uma dessas pessoas se sentiria muito mal... Imagine ser acusado por plágio por algo que vc se dedicou e conseguiu realizar? Por mais que sejam raríssimos tais casos a lei não beneficia a todos.

Reply
Lucas Corguinha
2/23/2018 12:30:15 pm

Muito interessante tocar neste ponto de coincidência, mas acredito imensamente improvável uma pessoa produzir uma ideia, fazer todos os seus passos devidamente, sem se basear em outros projetos e no fim ter essa possibilidade de outra pessoa fabricar a mesmíssima ideia. Como no exemplo que o Douglas deu, como duas ou mais pessoas ou grupos vão formular uma aeronave, onde está possui as mesmas características estruturais, materiais e de funcionamento? É uma possibilidade muito remota e serem expostas em um mesmo momento acho bem improvável...

Reply
Douglas Ferraz
3/13/2018 03:56:28 pm

Realmente é uma possibilidade remota mas já ocorreu diversas vezes, por isso é importante realizar uma avaliação sobre os métodos empregados no "julgamento".

Edigar Junior
3/12/2018 03:49:40 pm

Quando algum profissional vai realizar algum trabalho , pesquisando nos meios como a internet ou publicações em livros ou artigos, deve fazer a citação, mesmo que somente a ideia seja adicionada em seu trabalho. Porem isso ainda é muito discutido devido a grande quantidade de informação que chega nos meios de comunicação, tornando dificil nao expor uma ideia propria sem que seja similar com as alheias.

Reply
Lucas Corguinha
3/14/2018 06:24:24 am

Realmente devemos sempre ficar atentos e conhecer o modo de metodologia empregada na correção das nossas ideias, principalmente da monografia no caso, no entanto quando tentamos solucionar alguns problemas de ideias semelhantes estamos também lidando diretamente com possíveis atitudes de má fé. Muitas das vezes várias pessoas podem ter a mesma ideia, mas colocar em prática e fazer as devidas patentes é mais complicado e muitas vezes necessita de um completo conhecimento sobre o assunto, o que indica que você realmente está por dentro do assunto e tem grandes chances de ter produzido aquela ideia realmente. Casos assim são bem vistos nos aplicativos mais populares ao qual nós utilizamos, são ideias simples mas que poucos tiveram a oportunidade de colocar em prática, como exemplo, logo após que o Whatsapp ficou muito conhecido surgiram vários outros aplicativos com quase a mesma funcionalidade e até nomes semelhantes. Sendo assim, acredito que apesar de existir estes casos eles podem ser solucionados ou assegurados pelo próprio inventor

Reply
wendel link
2/28/2020 08:54:58 am

Muita boa a explicação. Oriento alunos há mais de 30 anos e a questão do plágio é sempre complicada.
Inclusive, se me permitem, gostaria de deixar a dica deste site: https://www.plagiodetector.com.br.
Além de fornecer a melhor análise que já encontrei, eles explicam os problemas com os farejadores e como evitar o plágio.

Reply



Leave a Reply.

Powered by Create your own unique website with customizable templates.